9 de novembro de 2007

Benfica-5 Sporting-0 de 1978





Download do video aqui.

Este blog centra-se, e eu diria de uma forma perfeitamente compreensível, nos jogos do Benfica dos anos 80, 90 e 2000. Por 2 razões: porque é extremamente difícil arranjar material de video de décadas anteriores às enumeradas e também porque sentimo-nos (ou pelo menos eu sinto-me) muito mais ligado à memória recente do que a jogos que aconteceram há 30 ou 40 anos atrás.

De qualquer maneira, Benfica é Benfica e tanto me fascina o Benfica de ontem (bom, pensando bem...) como o Benfica de há 30, 50 ou 80 anos atrás. E quando se arranja imagens de um jogo destes, não podia deixar de partilhar com os amigos benfiquistas que visitam este blog...

O que posso dizer sobre esta partida? Não muito sinceramente, pois nem era vivo e nesse sentido era positivo que quem teve a possibilidade (eu diria até a honra e a alegria) de viver e vibrar com este jogo, deixasse as suas impressões na caixa de comentários.

De qualquer maneira, foi um derby para a época 78/79. Não foi uma época positiva, pois nada ganhámos e naquela altura isso era muito raro. Mas este jogo entra de caras na lista dos jogos memoráveis da História do Benfica e é impressionante pensarmos que a coisa podia ter sido muito mais escandalosa porque o 5-0 foi alcançado perto do intervalo! Significa isto que o Benfica não conseguiu marcar mais qualquer golo na 2ª parte, apesar dos dirigentes do Benfica terem oferecido prémio duplo se a equipa marcasse mais golos.

Este jogo ficou também marcado pela curiosa história do Ramalho Eanes e a sua mão estendida. Comenta assim o ex-presidente, no livro "A Luz não se apaga":

"Bom, para evitar confusões no estádio, eu agradeci sempre às pessoas que me cumprimentaram. Fazia-o, obviamente, com a mão direita, mas abri muito a mão, assim...com os cinco dedos bem visíveis. O Benfica acabou por ganhar 5-0. À saída, segundo me disseram elementos do meu staff, muitos benfiquistas diziam num exagero criticável: "O gajo em vez de fazer o cumprimento com uma mão, devia era ter feito com as duas.". Ou seja, parece que não ficaram satisfeitos com os 5-0. Queriam 10. Acabei por dar sorte ao Benfica, mas isso não agradou a todos os benfiquistas, pelo menos àqueles que tinham mania das grandezas.".

Ps1: Nos próximos tempos vou ver se coloco mais videos dos anos 60 e 70...


12 Comentários:

Anónimo disse...

Esse Reinaldo podia dar uns treinos intensivos ao Tacuara...

MAs que grande 3º anel

Excelente mais uma vez Bakero

T-Rex disse...

Ainda há dias num post do Cromodoscromos falei neste jogo.

A humilhação não foi maior porque Humberto Coelho pediu aos colegas para não massacrarem mais os lagartos. Teria sido cabaz cheio...

Vedeta ou Marreta ?

Anónimo disse...

5-0 ao intervalo... as cabeçadas do Néné e do Reinaldo são lindas, bem como o golo do João Alves!! :) Acho que nunca tinha visto as imagens do jogo, mas sim fotografias... :)) Obrigado e abraço!!

Anónimo disse...

Deste não tenho recordação, mas a terra batida, no Estádio da Luz, fora das quatro linhas, ainda me recordava...
Este não foi o unico 5-0, creio que por volta da época dos 7-1, também ganhamos por 5-0 na Luz, e desse já me recordo muito bem...
Cheguei a ver o Reinaldo a jogar, era um excelente jogador, mas também falhava muitos golos, apesar de fisicamente ser imparável na altura...

O Nêne, é o que a gente precisava hoje, sem sujar os calções, praticamente sem se mexer, e com muito poucos toques na bola durante os jogos, fartava-se de marcar golos...

Bakero disse...

Abidos, o outro 5-0 foi em 85/86, sensivelmente 9 meses antes do 7-1 (que já foi para a época 86/87).

Os golos desse jogo podem ser vistos aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=m1hd19qbNnc

arrebumbas disse...

Caros amigos,
Gostaria de contar com a vossa opinião acerca do post que hoje publiquei.
Agradeço desde já a vossa disponibilidade.

Benfica Sempre, mesmo depois da morte!
Morte aos Andrades!

Coluna dÁguias Gloriosas disse...

a primeira vez que fui ao estádio da Luz foi em 1979, tinha sete anos e lembro-me que nessa altura oas mais velhos falavam muito neste jogo e também me lembro de ouvir que na segunda parte se abrandou o ritmo de propósito, foi pena podiam ter levado 8 ou mais e assim já se calavam com os 7-1, mas pode ser que na nova Catedral o Bakero volte a fazer um video destes....

LF disse...

Fantástico video.
Lembro-me perfeitamente desse jogo, que marcou a minha infância.
No fim, ficou-me um ligeiro sabor a frustração, pois ao intervalo estava convencido que iamos dar pelo menos uns 8 ou 9.
Ainda sei a equipa de cor: Bento, Pietra, Humberto, Alhinho, Alberto, Toni, Alves, Sheu, Nene, Reinaldo e Chalana.
Não fomos campeões porque fomos roubados no jogo com o Porto da segunda volta em casa. O golo do empate 1-1 foi marcado uns dois metros em fora de jogo por Duda, numa tarde de diluvio. Foi também o jogo em que Toni, tendo partido a perna a Marco Aurélio, saiu do estádio banhado em lágrimas.

Os outros 5-0 foram para a taça de portugal em 1986. Na época anterior aos 7-1.
Se bem me lembro, os 82 minutos o Benfica vencia por 1-0, e depois, nos últimos minutos marcou 4 golos.

Anónimo disse...

Tive a ver os 5-0 de 85/86, e gostei principalmente, dos protestos dos Lagartos, a quando do 5º golo do Benfica !!!! estavam a pensar que iam dar a volta ao marcador !!!

Falei deste jogo, porque aconteceu-me uma história engraçada neste jogo, o jogo foi durante a semana, e eu estava na escola, o meu pai não me levou ao jogo, contra a minha vontade. Levei um radio para a escola, para ouvir o relato, entrei na aula de história, e deixei o radio ligado, com o volume no minimo, mas dava para ouvir, para azar meu o Benfica não parava de marcar golos, e os radialistas gitavam a cada golo do Benfica, o professor não levou muito tempo a descobrir que eu estava com o radio, quando se aproximou, mandou-me desligar, como o botão de ligar/desligar era o mesmo, do que, o do volume, eu em vez de desligar, aumentei o volume, resultado foi para a RUA, e valeu a pena...!!!

Pedro Neto disse...

O Reinaldo não perdoava, eheheheh!

Anónimo disse...

Foi o primeiro jogo que assisti. Tinha 5 anos e, para mim, serviu logo para separar as águas...
Diogo Lourenço

Anónimo disse...

É pena que a primaira página do jornal Abola não está completa, isto porque tenho quase a certeza e apenas queria confirmar que este jogo foi no dia 12-02-1978, o dia em que nasci. VIVA O BENFICA!