14 de dezembro de 2007

Benfica-2 Belenenses-0 de 1986





Download do video aqui.

Já que esta jornada defrontamos o Belenenses (e nem me falem desse jogo porque, ou muito me engano ou não o vou conseguir ver, e isso deixa-me num stress que nem vos falo...), recordemos outro Benfica-Belenenses.

E este foi bastante importante, já que se tratou de uma final da Taça de Portugal! Foi para a época 85/86 e até chegar à final o Benfica eliminou o FCPorto nos 1/8 de final (2-1 na Luz) e o Sporting nos 1/4 de final (os tais famosos 5-0!).

Nesta época vencemos também a Supertaça Cândido de Oliveira (1-0 ao FCPorto na Luz e 0-0 nas Antas), mas perdemos o campeonato estupidamente, já que eramos líderes até 2 jornadas do fim, mas uma derrota na Luz com o Sporting deitou tudo a perder.

Sobrou assim esta final da Taça para dar colorido à época, e nesta partida estes históricos jogadores não falharam.

Assumindo o natural favoritismo, o Benfica pegou no jogo desde o início e chegou ao 1º golo, marcado por Nunes após centro de Diamantino (por algum erro que não consegui descortinar, ao fazer a conversão do DVD, não houve maneira de aceder a alguns minutos do jogo, e para grande azar é nessa altura que acontece o 1º golo do Benfica. Por isso, este golo não está no video...).

Já na 2ª parte o Benfica fez o 2-0. Excelente centro de Manniche (é engraçado verificar como ele parece um gigante ao pé dos outros jogadores :-) ) e Rui Águas a facturar, ele que fazia a sua 1ª época ao serviço do Benfica.

Foi assim deste modo, tranquilo e natural, que o Benfica conquistou a sua 20ª Taça de Portugal e esta, pode-se dizer, foi a do meio num ciclo de 3 Taças consecutivas (3-1 ao FCPorto em 84/85, esta e 2-1 ao Sporting em 86/87)!

Refira-se a título de curiosidade, que Benfica e Belenenses voltaram a disputar a final da Taça em 88/89, mas dessa vez os pastéis levaram a melhor vencendo por 2-1.


10 Comentários:

Anónimo disse...

A pergunta do dia trata-se do seguinte: "Como é k nós perdemos com esses marmelos por 1-0, logo k ficámos agora a 10 pontos dos andrades?"
- Fiko à espera da tua resposta. tá aki o meu mail. tony_santos90@hotmail.com. fika bem

Anónimo disse...

FC Porto tri campeão nacional 2007/08

:\

Anónimo disse...

Olha bakero, como tens reparado em algum dos meus comentários a esse teu blog, sou benfikista de corpo e alma. Mas como vi em alguns textos teus, ocorreu-me também uma ideia sememlhante a um texto k escreveste correnpondente a um vídeo. Penso tb k é um pouco autista e desligado da realidade tar a por videos gloriosos k "nem" têm a ver com o nosso benfica de "agora". O benfica até agora nao fez nada de k me possa orgulhar infelizmente e penso k, por razoes de consciencia, deverias fazer um pekena pausa a este blog, para k saibas k tenho recentemente caído numa "ligeira depressao ao saber k fikar a 10 pontos é horrivelmente..........horrivel!" E outra coisa k me revolta ker na direcção, ker nos jogadores. é k somos o maior clube do mundo só por ter mais sócios, mas do é k ixo adianta? bué pexoal ja anda dizer ixo! o k? somos o maior nesse aspecto, mas somos um merda em títulos e digo-te ixto, k nao falta muito para o porto igualar-nos nos títulos. Já nem sei o k podemos fazer pelo nosso benfica.

PS: Espero k compreendas este meu desabafo sobre esta situação e espero tb k nao me leves a mal mas é perfeitamente compreensível o k eu estou a dizer. Tou disponível para tu responderes a kualker altura. fika bem!. tony_santos90@hotmail.com

Anónimo disse...

agora o Veiga tem razão?
obvio que não tem!Ele não fazia melhor..
1º o Benfica é clube com várias modalidades, não é só futebol, por isso um presidente tem que se preocupar com todas as modalidades(há quantos anos o Benfica não ganha no basket e no Hockei?)
2º o mal pode ser da direcção mas também é dos jogadores.. reparem bem que o Toni foi com o Benfica à final da liga..e ganhou 1a taça e um campeonato..ora por essa lógica ele seria o treiandor ideal, daí ter regressado..mas não fez nada..e porque? porque não tinha jogadores..

ora o que se passa com o Benfica para além da direcção são os jogadores..ou não prestam ou não estão adaptados..
ou seja uma época perdida!
porque o Porto não vai perder tão facilmente...enfim

joaorsilva disse...

Quando o Veiga saiu estávamos a lutar pelo titulo, agora...

Anónimo disse...

Acho que deves continuar a colocar vídeos, a nossa História é tão vasta e gloriosa que é um prazer ser lembrada e mostrada aos mais novos!!! Parabéns pelo blog!!

Anónimo disse...

e o belenenses 1 - 0 benfica tens ? tens ? tens ? tens ? tens ?

Anónimo disse...

Como é que dá para fazer o download do filme?

Anónimo disse...

Ja k tamos a flr dos anos 80 pa alguem tem o video do Benfica 11-0 Marco epa gostava de ver ....

Anónimo disse...

vejo este video e escorrem-me as lágrimas pelos olhos ao ver como era lindo e fabuloso o meu querido BENFICA SEM BANDEIRAS NN!

Desculpem lá mas aqui estou de volta

vejam as imagens, vejam o fim do video, os jogadores a correr para saudar os adeptos e aí podem ver......O QUE ERA A MÍSTICA DO BENFICA!

MILHARES DE BANDEIRAS DO BENFICA PÁ!

OS NN deram cabo da imagem do clube, deram cabo da mística...

hoje em dia não se véem imagens como neste video

o resto é conversa

e tenham vergonha na cara

vejam este video

e tenham vergonha na cara