30 de março de 2008

Benfica-4 Derry City-0 de 1989





Download do video aqui.

Video-extra: Alguns golos da caminhada europeia 89/90.

Depois da pequena pausa nos videos, para recolocar alguns links (por falar nisso, resolvi apostar agora no rapidshare, a ver vamos como corre), retomo o normal funcionamento do blog com um jogo que, embora não seja um daqueles memoráveis e históricos, foi uma partida agradável e reveladora da excelência do plantel que o Benfica tinha nos finais dos anos 80/início de anos 90.

Eriksson tinha regressado ao clube há pouco tempo e o Benfica, para além da conquista do campeonato (que falharia, muito por mérito da corrupção do pinto - e que bom que, 18 anos depois, o pinto vá responder a tribunal pelas suas trafulhices, e se tudo correr como previsível, nem a justiça divina lhe valerá de passar umas temporadas a ver o sol aos quadradinhos...façam figas!), o Benfica, dizia eu, apostava também fortemente na Taça dos Campeões Europeus.

Juntamente com o treinador sueco, foram contratados o seu compatriota Jonas Thern, e o brasileiro Aldair, que colmatou a saída do Mozer para o Marselha.

Só para se ter uma ideia da força do plantel benfiquista, refiro o onze para este jogo: Silvino na baliza; Veloso, Ricardo Gomes, Aldair e Fonseca na defesa; Pacheco, Valdo, Jonas Thern e Abel no meio-campo; Magnusson e Vata no ataque. A 10 minutos do fim, ainda entrou o nosso...treinador! Fernando Chalana ainda fazia uma perninha por estas alturas eheh.

Como todos sabem, o Benfica viria a fazer uma excelente participação nesta edição da Taça dos Campeões Europeus, só sendo derrotado pelo Milan, na fatídica final de Viena.

Até lá, o Benfica eliminou este Derry City (2-1 na 1ª mão, a que se somou este 4-0), Honved (2-0 fora, 7-0 em casa), Dniepr (1-0 em casa, 3-0 fora) e Marselha (1-2 fora, 1-0 em casa).

No video-extra poderão ver alguns dos golos dessa caminhada, com especial destaque para um golaço do Ricardo Gomes em Dniepr! Que remate fabuloso!!

Ps: Aproxima-se o nosso jogo mais importante da época, e já pensaram como seria maravilhoso termos uma deslocação das antigas em Alvalade? E essa possibilidade está nas nossas mãos! Peço-vos que leiam isto para saberem como podem contribuir para o sonho de termos 5.000 ou mais benfiquistas na toca do leão!

12 Comentários:

Anónimo disse...

uma goleada a antiga ! continua ;-) o teu blog e excelente !

Tiago disse...

Bakero... És o maior... O que eu já tinha procurado pelo golo do Ricardo em Dnepr...

Quanto ao teu P.S... Na luz há 15 000 bilhetes! ESGOTEM-NOS!

ACREDITEM!

MOSTREM FÉ NOS JOGADORES! ELES HÃO DE RETRIBUIR! E o grande 10 nao nos deixará ficar mal

CARREGA BENFICA!

schumi disse...

ya, 15 mil bilhetes à venda na Luz... Invasão à casa de banho!!

Já agora alguém que diga os preços sff

Tiago disse...

nuno: preço unico de 15€ para sócios ou não sócios.

Acho que a próxima etapa deveria ser convencer o máximo de pessoas a aderirem ao cortejo Luz - Alvalade. Seria uma verdadeira loucura!!!

Anónimo disse...

Já vi que também tens a VHS da final de Viena =) Queria pedir-te um favor que já ando para fazer há séculos e nunca tenho paciência: meter na net a montagem que a RTP fez antes da entrada das equipas em campo - Alma Benfiquista com a música dos Queen. És Deus se a meteres aqui no site :))

Davi Reis disse...

Querido Bakero,

conheci há pouco o teu extraordinário blogue através do Daily Motion.
Estou fascinado pelo trabalho magnífico que tens desenvolvido em benefício da nossa - de benfiquistas, de homens fraternos, solidários e apaixonados - memória colectiva.
O acervo que aqui tens e o cuidado com que o tratas merece as minhas sinceras palavras de apreço e admiração.
Assim tenha vagar, farei um link para esta honrada casa benfiquista.

Um abraço fraterno e até breve.

Bakero disse...

tsubatsa, não sei que montagem é essa. Foi antes do jogo? É que a gravação que eu tenho desse jogo, tem cerca de 5 minutos pré-começo do jogo, mas não mostra essa montagem...

davi reis, obrigado pelas palavras simpáticas ;-)

Anónimo disse...

Sim é mesmo antes das equipas entrarem em campo. O Jaime Almeida Ribeiro (aquele apresentador de bigode né?) diz "deixamo-vos agora com uma montagem que intitulámos Alma Benfiquista, então até já" e pronto. É uma montagem linda com imagens do Benfica e a música "It's a kind of magic" dos Queen. Depois corta para o estádio do Prater em directo onde a TV austríaca está precisamente a dar os golos do Benfica contra o Derry City, Honved e Dniepr. É LINDA!

Anónimo disse...

Uma vergonha.. este país está uma vergonha!!

Haja coragem de provocar um calcio caos!! ORGULHO por n ser corrupto!!

Somos mais, Somos MELHORES.. Unidos para a revoluçao!!

LF disse...

"20 Anos de Mentira"

em: www.vedetadabola.blogspot.com

LF disse...

Bakero,

Desafio-te (já o disse no meu blog) a produzires um video com os 13 penáltis roubados ao Benfica nesta temporada.
A lista está no meu, se conseguires arranjar as imagens e publicar seria fantástico.

Bakero disse...

lf, infelizmente não consigo arranjar as imagens. Eu guardo videos de jogos antigos, dos actuais só os mais importantes...

Ps: Fabuloso, maravilhoso, fantástico post, esse do "20 de mentiras de A a Z". Como disse a um amigo, era entregar isso ao juíz do apito dourado e o bimbo não tem escapatória, vai ver o sol aos quadradinhos eheh.