27 de julho de 2014

Benfica-2 Kaiserslautern-1 de 1998




Download do video aqui.

Ora então, recapitulando. Liga dos Campeões 98/99. Depois de ultrapassar o Beitar de Jerusálem na pré-eliminatória com um 6-0 em casa e um resultado vergonhoso fora de casa que nem vou referir, o Benfica foi para uma fase de grupos com Kaiserslautern, PSV Eindhoven e HJK Helsínquia.

Na primeira jornada, o Benfica perdeu com o campeão alemão por 1-0 fora de casa, mas na 2ª jornada derrotou o campeão holandês na Luz por 2-1. Tudo dentro da normalidade...mas onde o Benfica estragou o apuramento foi nos dois jogos com a equipa teoricamente mais acessível. Na deslocação à Finlândia o Benfica perdeu surpreendentemente por 2-0 e na Luz ainda virou um 0-1 para 2-1 (com um golão do Calado!), para a Luz sofrer um balde de água fria tremenda com um empate visitante mesmo em cima do apito final.

Chegamos então a este jogo com o Kaiserslautern para a 5ª jornada. Um jogo muito importante para Graeme Souness que já estava com o lugar em perigo, depois de uma derrota nas Antas 3 dias antes, mas pior que isso, uma sequência de 5 ou 6 jogos do Benfica para o campeonato com apenas uma vitória (um 4-1 ao Braga com aquele golaço maradoniano do Poborsky, lembram-se?).

Mas valeu-lhe que o grande extremo checo estava em grande forma e fez gato sapato do defesa esquerdo alemão e até perto do fim o Benfica fez uma excelente exibição e um excelente resultado de 2-0, que melhorava o resultado dos alemães da 1ª mão e assim dava esperanças no apuramento (nesta altura ainda só o líder do grupo passava à fase seguinte). Mas um golo da equipa visitante já perto do fim complicou e muito as contas do Benfica...

Na 6ª jornada o Benfica ainda sonhou ao de leve com o apuramento, mas empatou 2-2 com o PSV em Eindhoven e terminou o grupo na 2ª posição.

É possível que daqui a uns tempos coloque um resumo desse 2-2 com o PSV, mas nos próximos dias (e esperemos que tenha mais tempo livre e os videos não sejam tão espaçados como têm sido) colocarei vitórias do Benfica numa competição menor, mas que desejo que nos estejamos a aproximar da 5ª conquista encarnada: a Supertaça Cândido de Oliveira...

0 Comentários: