8 de agosto de 2014

A Supertaça de 2005



Download do video aqui.

Como referido no último post, o Benfica esteve uns inacreditáveis 16 anos sem vencer a Supertaça Cândido de Oliveira! Uma seca sintomática da queda do Benfica nos anos 90 e que continuou no novo milénio. De qualquer maneira, pelo meio perdemos algumas Supertaças de forma incrível...como esquecer as duas finais amargamente perdidas nos penaltys para o FCPorto em 93 e 94? Ou pior ainda, o roubo mais vergonhoso da História do futebol Português?
 
Mas enfim, fosse o mal do Benfica dos últimos 20 anos o facto de ter ganho poucas Supertaças e estávamos nós bem...é uma competição menor e assim sempre continuará. Mais problemático é a escassez dos outros troféus...mas adiante...

Dado este jogo ser ainda relativamente recente, não vale a pena estar com grandes preâmbulos. Fomos campeões em 2005 (e falhámos a dobradinha com uma derrota deprimente para este Setúbal) e arrancámos 2005/2006 com esta conquista. Foi um jogo típico de início de época, com duas equipas perras a criarem poucas oportunidades de golo. Marcou o Benfica por Nuno Gomes e isso bastou para mais uma festa encarnada no estádio do Algarve. Foi o prenúncio de uma época globalmente fraca, embora com alguns momentos inesquecíveis: Man Utd, Liverpool (cá e principalmente lá) e as vitórias sobre o FCPorto cá e muito principalmente lá, naquele campo onde ganhamos de 20 em 20 anos...

E agora, que domingo chegue a Supertaça nº 5! Tal como todos os benfiquistas, estou muito preocupado com este desmembramento da equipa do ano passado (pensar que dos 30 campeões, 15 já saíram!) e aguardo impacientemente explicações dos responsáveis do Benfica para todas estas vendas e pela ausência de verdadeiros reforços.

No meio deste aparente pesadelo, resta a crença na estabilidade conferida por um treinador a arrancar para a sua 6ª época de águia ao peito que, com muitos defeitos à mistura, é claramente competente a potenciar jogadores e a confiança de que com alguns reforços a sério, ainda é possível fazer uma equipa decente para lutar pelo bicampeonato (acreditando que Enzo e Gaitán não saem e que ainda por cá ficam Luisão, Maxi, R. Amorim, Fesja, Salvio, Lima...)

1 Comentários:

Minha Chama disse...

Excelente Bakero... Vou fazer o download de imediato:

Saudações Gloriosas